sábado, 18 de abril de 2009

Qual a importância de Frei Luís de Sousa?

Esta obra é considerada um clássico da literatura da língua portuguesa e uma das melhores criações do teatro.
Desde 1888 que a obra de Almeida Garrett está inserida no programa de Português do ensino secundário.
Frei Luís de Sousa, o mais importante texto dramático de Almeida Garrett e obra de grandeza da Literatura Portuguesa, viu reconhecido o seu carácter de excepção e tem vindo a integrar, de forma continuada os programas de Português do ensino secundário, e de forma pontual, os programas de ensino da língua no estrangeiro.
A inclusão de um texto literário nos programas escolares é, porventura, a forma mais eficaz de o promover ao estatuto de clássico ou de lhe assegurar a consolidação desse estatuto. Essa inclusão pressupõe, em geral, o reconhecimento de que o texto possui determinadas características que o tornam representativo de um autor, de uma época, de um género ou de uma tradição literária e que deve, portanto, integrar o núcleo de saberes que constituem a formação de base de um indivíduo.
A escola tem a responsabilidade de promover os autores e as obras que se aceita fazerem parte do património de uma nação, quer pela sua qualidade literária intrínseca, quer pelo que podem transmitir acerca da história e da cultura que representam. Por outras palavras, a escola deve expor, não aos clássicos na generalidade, pelo menos os clássicos da nossa literatura.


mais informação:
http://repositorioaberto.univ-ab.pt/bitstream/10400.2/412/1/discursosAlmeidaGarrett201-221.pdf.pdf

2 comentários: