domingo, 19 de Abril de 2009

Frei Luís de Sousa - resumo da obra


A obra de Almeida Garrett decorre no século XVI, retrata a vida de Manuel de Sousa Coutinho e de sua esposa D. Madalena de Vilhena, que após sete anos do desaparecimento do primeiro marido que havia ido para a guerra, resolve-se casar novamente, dando o desaparecido como morto. Desse seu segundo casamento com Manuel Coutinho, nasceu Maria, uma jovem que sofre de tuberculose. Telmo Pais, um aio, é um fiel amigo e empregado de D. João de Portugal, primeiro marido de D. Madalena; que após o desaparecimento do mesmo continua a morar com a suposta viúva e sua família, servindo-os fielmente. D. Madalena vive atormentada com o possível regresso do primeiro marido, o qual nunca o corpo fora encontrado. Após uma briga de D. Manuel com alguns governantes, ele incendeia a sua própria casa e parte para a residência onde sua esposa morara com o suposto falecido marido. A inquietação de D. Madalena agrava-se pelo facto de haver um grande retrato de D. João na parede, próximo ao de D. Sebastião (o qual o povo de Portugal aguardava a volta de uma guerra para governá-los). A certa altura aparece um peregrino para dar notícias a respeito de D. João, vinte e um anos depois de seu desaparecimento. Na realidade esse peregrino é o próprio D. João de Portugal. Todos ficam abalados com esse regresso, então D. Madalena e D. Manuel resolveram entregar-se, considerando um pecado gravíssimo o facto de se terem casado sem a real certeza da morte de D. João. Maria após descobrir toda a verdade entra na igreja e tenta impedir o acontecimento, como tinha uma saúde frágil não resiste e morre, dando fim ao drama.


mais informação:


52 comentários:

  1. Este resumo não presta para nada! Isso sei de cor! e escussado vir ver este resumo! que MAU! MEUS DEUS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FODE-TE, SEU BURRO INSOLENTE!

      Eliminar
    2. PARABÉNS! ÉS O IGNORANTE Nº 1! -.-'

      Eliminar
    3. és tão inteligente que nem escrever sabes

      Eliminar
  2. Este resumo esta bom li por alto mas parece me que esta bem, a minha stora nao deu nenhum resumo da obra, pode ser que este consiga fazer o teste Obrigado :)

    ResponderEliminar
  3. e verdade, nao vale nada nao presta pra nada msmo.quero algo mais interessante>!!!pow

    ResponderEliminar
  4. realmente o texto podia estar um pouco mais elaborado, mas ainda assim, dá para ter uma ideia da história...

    ResponderEliminar
  5. eu penso que este resumo é agradavel, tem outros resumos com menos conteudo e muito basicos. no entanto este é sufeciente para que nao percebeu a historia.

    Dudu*Mecongo

    ResponderEliminar
  6. nao é mau, o final do resumo foi um pouco mal estroturado mas mesmo assim esta bom.
    VeGaS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não é estroturado, é estruturado.

      Eliminar
  7. Alem de pobres são mal agradecidos. PAREM DE SE QUEIXAR! Se não gostam do resumo que o senhor ou senhora fez, façam voces um sua cambada de preguiçosos! Chiça, que nervos que esta geração me dá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se és desta geração és um traidor do crl... se não, foi a vossa que fodeu isto...

      Eliminar
    2. É VERDADE. TRAIDOR DO CRL UMA MRD! A NOSSA GERAÇÃO (SIM, EU TENHO 17 ANOS) ESTÁ UMA PORCARIA AUTÊNTICA! NÃO DESRESPEITEM OS QUE FAZEM! Tornem-se homenzinhos e mulherzinhas! os gajos/as que fizeram os 2 últimos coments é que têm TODA A RAZAO! Que farto estou eu disto tudo. A minha turma está cheia de anormais que nao sabem respeitar e agradecer tudo o que os professores nos estão a oferecer - CONHECIMENTO - e, como os meus avós me dizem E BEM, o conhecimento NÃO ocupa lugar, só te fará bem seu paspalho!

      Eliminar
  8. Concordo com o tipo de cima. Parem de criticas!

    ResponderEliminar
  9. Concordo também com este anónimo de cima, se querem um bom material para portanto imprimir e limpar o rabo, este resumo é o indicado, imprimi á meses atrás e ainda uso como papel higiénico.
    Tudo o que tenho a dizer é que não aranha o rabo 10/10.

    ResponderEliminar
  10. Meu Deus!! Blog dedicado a Garrett e metem-me esta puta de resumo enconados! Nem se cansem com este desperdício de bytes... Um bom: http://pt.scribd.com/doc/70249602/RESUMO-Frei-Luis-de-Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sabias que acabaste de ganhar um prémio?? ignorante nº 4

      Eliminar
  11. este resumo e mesmo uma merda isto toda a gente sabe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e toda a gente sabe que tu és um cbr de merda, não é?!! ganhaste o título de ignorante nº 5

      Eliminar
  12. Todos os que criticaram negativamente esta publicação e não argumentaram o seu ponto de vista decentemente são ignorantes que se vêem à distância. Uma pessoa que, quer seja aluno, estudante, professor, leitor ou simplesmente navegador da Internet, não perceba que a Internet está cheia de publicações de apoio à leitura e que, ao encontrar um simples e sucinto post, começa de imediato a comentar palavreado pouco apropriado e de forma pouco certa, não é, definitivamente, uma pessoa digna de comentar ou opinar acerca de qualquer artigo que não tenha sido publicado pelo próprio. Certamente, indivíduo inteligente perceber-me-à. P.S. - Se querem estudar, estudem, não lixem a vida dos outros que, pelos vistos, preferiram publicar artigos de AJUDA para os meninos e companhia. Tentem, de uma vez por todas, fazer alguma coisa por vocês próprios. Cresçam de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  13. concordo plenamente!!! cambada de ignorantes! nesta geração de jovens já não há respeito, entreajuda nem força de vontade. já ninguém quer trabalhar nem aprender. e os que querem, por vezes não procuram mais, nem se querem informar mais sobre os assuntos. onde está a curiosidade da juventude, a vivacidade, a alegria de querer saber mais, viver mais e melhor? já não há qualquer tipo de consentimento pelos que nos tornaram quem somos hoje, pelos que mudaram o mundo, pelos que criaram cultura e história. POBRE GERAÇÃO... o que foi feito dos nossos jovens? o PC e a TV são úteis e bons para a evolução e para o crescimento das capacidades de cada um, mas não são úteis se utilizados em exagero. VAMOS LÁ JOVENS, ADOLESCENTES, CRIANÇAS! VAMOS LÁ EVOLUIR, TRABALHAR! Vocês têm tantas capacidades! Só vos peço uma coisa: Não as desperdicem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah velha mulher de 16 anos, ta bom! eu tenho 15, tb sou uma velha ^^D
      hey malta, cliquem no nome dela, é engraçado onde vai dar x))

      Eliminar
  14. este resumo e as pessoas que estao a comentar sao todas uma merda

    ResponderEliminar
  15. realmente podia estar mais um pouco desenvolvido. é apenas a minha opinião, até porque eu já sabia tudo o que está no resumo antes de o ver, mas queria algo mais preciso e central. obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste a única pessoa que soube explicar decentemente o problema sem chamar ignorante ou merda aos outros, ao menos isso. Vejam se se deixam de preconceitos pois aposto que na vossa tão aclamada geração também devia haver gente ignorante e no meio dessa gente muitas pessoas inteligentes também, como há hoje em dia, lá por serem (supostamente) mais velhos não quer dizer que tenham sempre a necessidade de provar isso e de atirar as culpas para os que virão a seguir. Mas pronto, nós estamos aqui para apreciar literatura portuguesa e não para discutir inteligências de anónimos... Se não gostaram muito deste resumo é fácil, continuem a procurar

      Eliminar
  16. Só sabem falar mal do encontram.... Amanhem-se teclas 3 !

    ResponderEliminar
  17. amanha-te tu. apenas, estamos a dar a nossa opinião.

    ResponderEliminar
  18. sois uns filhos da puta, bois.

    ResponderEliminar
  19. deves pensar que tas em casa cabrao

    ResponderEliminar
  20. QUE NOTA TENS A PORTUGUÊS? É que isto está uma verdadeira merda... LOL

    ResponderEliminar
  21. Vós que criticais tendes é dor de COTO... soís uma data de insolentes e de pessoas mal formadas, sem caracter.

    Tais bons para lavradores...

    ResponderEliminar
  22. filho da puta de texto!!!

    ResponderEliminar
  23. Já que sabem criticar também deviam saber fazer um resumo pela vossa cabeça...

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde.
    Depois de ver esta "discussão" de o resumo não presta e/ou o resumo presta, não consegui permanecer indiferente.
    Sou aluno do 12º ano de Ciências, e tal como os meus colegas, estamos habituados a um grau de exigência considerável em determinados assuntos. E, no fim de ler este resumo, senti que quem quer que tenha sido o autor e sem querer faltar ao respeito pelo trabalho, podia estar mais completo. Não estou com isto a querer faltar ao respeito a ninguém, mas penso que se deve exigir uma melhor qualidade neste tipo de textos (resumos). Até porque, isto nem devia de ser considerado um resumo mas sim uma síntese.
    No entanto, é nosso dever procurar por mais e agradeço a informação fornecida, já deu para relembrar algumas luzes.
    Sem mais nada de momento,

    Eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Pedro Lima, é sempre bom ler estes teus comentários!!!!! és o maior xd

      Eliminar
    2. Muito filosófico :p

      Eliminar
  25. este resumo é para quem so quer perceber minimamente a historia, por isso por mim esta bom eu entendi

    ResponderEliminar
  26. pila na cara sabe a feijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias ter aulas de controlo pessoal...

      Eliminar
  27. o benfica é merda o meu pai e o pinto da costa e a minha mae o vitor baia e o benfica e merda benfica e merda

    ResponderEliminar
  28. O resumo não está super elaborado mas dá para perceber e ajuda bastante quem não tinha nenhuma noção da obra.
    Agradeço à pessoa que teve trabalho a tentar fazer algo que pudesse ser útil a qualquer a um :)

    ResponderEliminar